A forte chuva que caiu entre as 00h e 6h deste domingo (19), em Cachoeiro de Itapemirim, deixou cinco famílias desalojadas.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) instalados na cidade registraram uma média de 57,73 milímetros (mm) de precipitação em um período de 12 horas, sendo registrado pico de 141 mm de precipitação no pluviômetro instalado no centro da cidade.

O órgão registrou ocorrências em diversos pontos do município. Os bairros mais afetados foram o Aquidaban, Alto União, Amaral, Arariguaba, Baiminas, Boa Vista, Basiléia, Baixo Monte Cristo, Coronel Borges, Coramara, Centro, Ferroviários, Gilson Carone, Gilberto Machado, Ibitiquara, Independência, Monte Cristo, Monte Belo, Novo Parque, Nossa Senhora da Glória,  Nossa Senhora Aparecida, Nova Brasília, Otto Marins,  Rubem Braga, Santa Helena, Teixeira Leite e Vila Rica.

Ao todo, foram registrados seis desabamentos de muros, três deslizamentos de taludes, sete taludes com risco de deslizamento, avarias em 14 ruas, incluindo aparecimento de crateras em duas ruas, dois postes com ameaça de queda, alagamentos e ruas enlameadas em seis pontos, rompimento de manilha em uma rua, em uma via o asfalto cedeu, bueiro entupido e retirada de entulho em duas ruas.

Foram interditadas temporariamente as ruas Samuel Levy, na altura do bairro Ferroviários, avenida Etelvina Vivácqua, no bairro Nova Brasília, e Av. Mauro Miranda Madureira, no Valão. Na manhã desta segunda-feira (20), ainda permanece interditada a rua Albano Custódio, no bairro Gilberto Machado.

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou visitas a 33 famílias nos bairros Basiléia, Nova Brasília, Otto Marins, Coramara, Gilson Carone, Aquidaban, Nossa Senhora da Glória, Monte Cristo, Santa Helena e Nossa Senhora Aparecida, num total de 101 pessoas.

Cinco famílias ficaram desalojadas. Ao todo 11 pessoas estão abrigadas na casa de parentes ou vizinhos.

A Semdes distribuiu 24 cestas básicas.

Saúde

Nesta segunda-feira a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está realizando ações de orientação quanto a zoonoses e distribuição de hipoclorito de sódio para higienização de casas que sofreram alagamento.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil realiza durante o dia vistorias das residências atingidas, com o apoio da equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Obras (Semo) e das viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM).

loading...

Participe e comente