ads-geral-topo
Cidades

Cachoeiro de Itapemirim formaliza adesão ao programa ES Inteligente

A cerimônia de assinatura de Adesão aconteceu em solenidade que reuniu representantes do Governo do Estado, prefeitura, empresários e lideranças locais.

Por Redação

4 mins de leitura

em 10 de maio de 2023, às 12h13

Foto: Divulgação | Bandes

O município de Cachoeiro de Itapemirim aderiu, nessa segunda-feira (8), ao Programa ES Inteligente, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em uma cerimônia de assinatura que contou com a presença do governador em exercício e secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço. Agora, com a adesão de 23 municípios, o Programa ES Inteligente tem potencial para impactar cerca de 1,5 milhão de capixabas com os seus benefícios em infraestrutura, iluminação, internet e energias renováveis.

A cerimônia de assinatura de Adesão do município de Cachoeiro de Itapemirim ao programa ES Inteligente aconteceu em solenidade que reuniu representantes do Governo do Estado, Prefeitura, empresários e lideranças locais.

Em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e para preparar e transformar os municípios capixabas em ambientes inovadores e modernos, o programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) do Bandes atua com uma base de projetos que permite um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de inovação, tecnologia e sustentabilidade socioambiental, como a instalação de internet gratuita, energia renovável e a eficiência energética.

“Um dos caminhos para o desenvolvimento é a inovação. O município de Cachoeiro de Itapemirim dá mais um passo importante em direção à modernização, sustentabilidade e inovação, ao aderir ao Programa ES Inteligente. Com a parceria do Bandes, a cidade investirá na mudança da matriz energética e utilizará a energia fotovoltaica, o que resultará em economia e uso de energia limpa. Quem ganha é o cidadão, o contribuinte que trabalha e quer ter acesso a serviços públicos eficientes”, disse o governador em exercício e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

Representando o Bandes na cerimônia de assinatura, o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, frisou que a atuação com o Programa ES Inteligente está alinhada às perspectivas e às metas previstas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, da Organização das Nações Unidas (ONU), Ele destacou que o programa de parcerias do banco fornece um grande passo para a inovação municipal de parcerias público-privadas dos municípios capixabas.

“Com a adesão ao Programa ES Inteligente, o município de Cachoeiro de Itapemirim dá um grande salto para o futuro e contará com um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de inovação, tecnologia e sustentabilidade socioambiental, como instalação de internet gratuita, energia renovável e eficiência energética. Essa parceria entre o Bandes, IPGC e gestores públicos promove e fortalece o crescimento sustentável da economia do nosso Estado, apoiando os gestores municipais e preparando os cidadãos capixabas para um futuro inovador e moderno”, salientou Kneip.

O objetivo do ES Inteligente é transformar os pequenos municípios capixabas em verdadeiras smart cities, trazendo melhora na qualidade de vida da população e da infraestrutura local e possibilitando que os municípios sejam atraentes para a instalação de parques industriais, com a consequente geração de empregos e renda para a população.

O conceito de smart cities propõe a melhoria na qualidade de vida da população e suas futuras gerações em sociedades conectadas, com o apoio da população nos debates sobre o desenvolvimento da tecnologia em seus espaços. Nos dias atuais, toda a conversa a respeito de tecnologia, inovação e urbanização está diretamente ligada à responsabilidade ambiental e social.

Com uma equipe multidisciplinar do Bandes e do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades, o município interessado em desenvolver sua infraestrutura por meio das PPPs terá todo o suporte para estruturar o projeto: estudos de viabilidade, análises legislativas e de mercado do município e sua adequação, se necessário. A equipe também presta apoio na elaboração dos documentos finais, na submissão do projeto à consulta pública e no acompanhamento do processo licitatório.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape