A decoração natalina da Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, está impecável e cheia de brilho. Quem passa pelo local se encanta com os atrativos que teve inauguração e abertura ao público na noite de quarta-feira (29). O evento contou com apresentação da Orquestra Sinfônica do Sul do Estado do Espírito Santo (Osses), da organização social Projeto Casa Verde, e o prefeito Victor Coelho foi o responsável por acender a iluminação do espaço e do Palácio Bernardino Monteiro.

“É no Natal que curtimos mais a família, abraçamos parentes que não vemos diariamente, rimos das brincadeiras dos mais velhos, e o melhor... Somos presentes! E claro, o tema do nosso Natal não poderia ser outro: Natal Iluminado, Seja Presente!”, discursou o prefeito.

Logo após o discurso, deu-se início ao acontecimento principal da noite. Enquanto o subsecretário municipal de Cultura, Lucimar Costa, contava histórias que remetiam ao significado dos símbolos natalinos, Victor Coelho, gradativamente, acendia as luzes. O primeiro ponto a ganhar brilho especial foi o Palácio Bernardino Monteiro. Depois, a Casa do Papai Noel. Em seguida, o presépio e a árvore natural da praça e, por último, as árvores natalinas instaladas. Cada um dos momentos contava com o acompanhamento musical da orquestra.

Cachoeirenses encantados com a decoração

Os cachoeirenses se mostram encantados com o resultado final. A decoração, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura – Semcult – tem entre os atrativos da Praça Jerônimo Monteiro, que os visitantes podem conferir: uma Casa do Papai Noel, com dois compartimentos, toda ornamentada com peças que emulam a residência do bom velhinho; trenó de 6 metros de comprimento; três árvores de natal, duas delas com 4,3 metros e a maior, de 10 metros, colocada dentro do espaço do chafariz; presépio com figuras estilizadas; além de toda a iluminação, uma atração à parte.

“A nossa intenção foi criar um ambiente de lazer reforçando o espírito natalino, com uma estrutura que há muito não se vê na cidade. A população tem um carinho especial pelo Natal e a ambientação tradicional atrai as famílias”, destaca a secretária de Cultura, Fernanda Martins.

Um convite para as famílias e o embelezamento da região central de Cachoeiro é o que a coordenadora fiscal Lucila Ferrareis aponta para a decoração de Natal. Segunda ela, seria ótimo se conseguisse espalhar todo esse encantamento e iluminação por mais espaços da cidade, como exemplo a Praça de Fátima. Lucila diz também que uma forma sustentável de ornamentação, com materiais recicláveis, seria de fácil acesso e que contribuiria ainda mais para manter o clima natalino na ‘Atenas Capixaba’.

“A decoração natalina está muito bonita. Vejo como necessária toda essa ambientação e gostaria muito de ver toda essa decoração se espalhando por toda a cidade, como na Praça de Fátima e praças dos bairros e comunidades. Acho que a prefeitura poderia incentivar o uso de materiais recicláveis para a decoração natalina. Em minha casa eu mesma já fiz alguns enfeites para a nossa decoração natalina reutilizando materiais”, afirma Lucila.

A época natalina sempre gerou bons momentos e despertou recordações para a advogada Gabriela Ferrari. Ela diz que a ambientação da Praça está de acordo com que a cidade merece e há algum tempo não via o centro de Cachoeiro tão bonito. “Natal é uma época de renovação, de esperança e de aproximação familiar. Com certeza é importante ornamentar a cidade nesse período, é uma data significativa e não pode passar em branco, além do mais a cidade ficou mais linda”, finaliza Gabriela Ferrari.

Concerto de Natal

O tradicional Concerto de Natal na Praça Jerônimo Monteiro está previsto para acontecer nos dias 22 e 23 de dezembro. O evento contará com a participação do Coral de Servidores da Prefeitura Municipal de Cachoeiro, Coral Canto Livre, Coral Infantil do Projeto Casa Verde, da Osses e convidados especiais.

loading...

Participe e comente