Acontece em Alegre, na próxima terça-feira (14), um encontro para discutir a sustentabilidade econômica, social e ambiental das duas principais atividades agropecuárias do município café e criação de gado.

A iniciativa é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parcerias com o Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) – Ufes, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus de Alegre, Empresa Caparaó Jr., Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (SITRUA), e buscar alternativas que aliviem os efeitos das alterações climáticas.

O evento será no Centro Pastoral da Igreja Católica – Matriz de Alegre, das 7h30 às 15h. Pela manhã, o assunto abordado será a cafeicultura sustentável. A partir das 13h30, o tema é bovinocultura, inclusive com uma palestra sobre a aplicabilidade do modelo usado na Nova Zelândia de produção de leite a pasto, nas realidades produtivas do Estado.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia do evento.

PROGRAMAÇÃO

Cafeicultura Sustentável

 

7h30  Inscrições e Café da Manhã

8h Abertura

8h40 Palestra I – Calagem e adubação do cafezal – Prof Dr. Marcelo Antônio Tomaz (UFES)

9h25 Palestra II – Variedades e implantação do parque cafeeiro – Agr Msc Césas Abel Krohling (INCAPER)

10h10 Palestra III – Pós-Colheita e Qualidade do café – Tecnólogo em cafeicultura Danilo Ferreira Mendes (Caparaó Jr. /IFES)

10h50 Perguntas e discussão

11h20 Encerramento parte de cafeicultura

 

Bovinocultura Sustentável

13h30 Abertura

14h Palestra I – Produção de Leite a Pasto e convívio com a crise hídrica – Zoot. Msc. Bernardo Lima de Mello

14h50 Palestra II Aplicabilidade do modelo Neozelandês de Produção de Leite a Pasto nas realidades produtivas do estado do Espírito Santo – Prof. Dr. Gercílio Alves de Almeida Jr / dep. Zootecnia – CCA UFES

15h40 Perguntas e discussão

15h10 Café de Encerramento

 

Foto: Bernardo Lima / Incaper
loading...

Participe e comente