Nesta segunda (20) e terça-feira (21), uma equipe técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) visita o Espírito Santo para conhecer as tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na área de café conilon. Serão visitadas propriedades rurais e áreas experimentais de pesquisa do Instituto.

Segundo o presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque, a visita do grupo técnico tem por objetivo o estreitamento de parcerias, sobretudo na área de café. “Queremos estabelecer um trabalho mais efetivo de pesquisa e transferência de tecnologias em café conilon, principalmente para a região Leste de Minas Gerais. Além de ampliar nossas pesquisas, pretendemos intercambiar materiais a fim de desenvolver tecnologias nos dois Estados”, falou Rui.

Em termos de contribuição para a agricultura capixaba, o presidente da Epamig destacou que a empresa pode contribuir bastante com tecnologias nas áreas de fruticultura, olivicultura, olericultura e pecuária. “Há muitas áreas de atuação semelhantes entre a Epamig e o Incaper, e podemos contribuir em diversos campos de atuação. Porém, as pesquisas em café conilon desenvolvidas pelo Incaper estão muito à frente do que fazemos nessa área no Estado de Minas Gerais e por isso nos interessa o estreitamento de parcerias”, concluiu Rui.

O diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, ressaltou a parceria história com a empresa de pesquisa mineira. “O intercâmbio entre o Incaper e a Epamig já existe há muito tempo e pretendemos agora formalizar essa parceria por meio de um termo de cooperação técnica. Além do conhecimento e experiência em café conilon que podemos socializar, queremos aproveitar a excelência da Epamig em diversas áreas da agropecuária”, relatou Suzart.

Programação

A visita da Epamig começou com uma reunião técnica na Sede do Incaper, em Vitória, onde foram apresentados os panoramas da cafeicultura no Espírito Santo e em Minas Gerais. Na parte da tarde, a equipe conheceu a lavoura de café conilon do senhor Edson Costalonga, em Timbuí, município de Fundão, local onde foram adotadas diversas tecnologias do Incaper.

Nesta terça-feira (21), os profissionais da Epamig conhecerão os trabalhos de pesquisa na Fazenda Experimental do Incaper em Marilândia. Além disso, visitarão um viveiro de mudas e uma lavoura de conilon nesse município.

Foto: Arquivo/Aqui Notícias
loading...

Participe e comente